Numa estratégia de promoção e valorização do Parque Natural Litoral Norte (PNLN), o Município de Esposende tem vindo a implementar um conjunto amplo e diversificado de ações, num investimento próximo dos 242 000 euros, cofinanciado pelo FEDER, através do Programa Norte 2020.
Apontado como um ativo determinante para o território concelhio, o PNLN apresenta um elevado potencial de atratividade, nomeadamente turística, associando-se à prática de veraneio e desportos náuticos, indo ao encontro das diretrizes delineadas na Estratégia de Valorização Costeira Pesqueira do Litoral Norte 2015-2020 e na Estratégia para o Turismo 2027 (ET27). Com efeito, só entre setembro e dezembro de 2023 o PNLN registou a passagem e visitação de mais de 10 mil visitantes.
Este território costeiro e marinho integra um complexo conjunto de paisagens naturais, seminaturais e humanizadas que sustentam níveis significativos de diversidade biológica, reconhecidos a nível regional, nacional e europeu. Desde a sua constituição em março de 2021, a Comissão de Cogestão do PNLN, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, tem desempenhado um papel crucial na gestão de proximidade do Parque Natural do Litoral Norte, com a participação ativa do Município de Esposende e de representantes de entidades relevantes para o desenvolvimento sustentável e a valorização dos espaços naturais desta Área Protegida.
É neste contexto que se insere a criação de infraestruturas e o desenvolvimento de conteúdos e suportes de comunicação, de apoio à valorização e visitação, que permitam contribuir para o desenvolvimento sustentável do PNLN, e o seu reposicionamento como um polo dinamizador e de criação de valor do turismo local e regional, numa estratégia articulada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Este vasto trabalho traduziu-se na criação de uma imagem normalizada e identidade visual para todos os suportes de comunicação do Parque e de um portal web (https://parquenaturallitoralnorte.pt/) que disponibiliza informação sobre o parque, propostas educativas, jogos, agenda e mensagens informativas, educativas e de sensibilização. O plano integra também a realização de uma exposição itinerante e de vídeos promocionais das diversas áreas temáticas, em língua portuguesa e gestual, assim como respetivas traduções em língua inglesa sobre o PNLN, com destaque para os temas da biodiversidade, conservação, geologia (dunas), cultural e património, riqueza da fauna, flora e atividades desportivas, lúdicas e lazer. Outra das ações é a produção de materiais promocionais, como brochuras, mapas, tríptico de rua e outdoors, e outra estratégia é a divulgação e promoção da geologia pela criação de um monumento realizado com base em réplica dos rastos de trilobites, identificadas nas rochas cruzianas presentes na praia da Apúlia. Foi concretizada também a colocação nas ecovias de estruturas de apoio ao ciclismo, as denominadas colunas urbanas, com ferramentas básicas para pequeno arranjos e afinações, a instalação de web câmaras para divulgação de imagens streaming das praias do PNLN, e a aquisição de um sistema de monitorização de visitantes do Parque. Foram, ainda, instaladas estruturas de informação ao turista e visitante, para melhor interpretação e conhecimento dos valores patrimoniais e naturais do PNLN, bem como para divulgação e promoção desta área protegida.