Recolhidas 2,1 toneladas de resíduos no litoral e zonas ribeirinhas de Esposende

Mais de 500 voluntários recolheram, nos dias 12 e 13 de abril, cerca de 2,1 toneladas de resíduos no litoral e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende.

À semelhança de anos anteriores, o Município, através da empresa municipal Esposende Ambiente e no âmbito do programa da Bandeira Azul para 2024, levou a efeito mais uma ação de voluntariado ambiental, que incidiu nas zonas ribeirinhas e ao longo da zona costeira do concelho, desde a Foz do Rio Neiva, em Antas, até à Praia da Ramalha, em Apúlia. Em termos globais, a ação abrangeu cerca de 50% do litoral de Esposende, numa extensão de 9 quilómetros.

zonaribeirinhasul13abril 1 1024 2500

No dia 12 de abril, sexta-feira, estiveram em campo alunos, professores e responsáveis do Jardim de Infância de Cepães, da APPACDM, do Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, da Escola Básica António Correia de Oliveira e da Escola Secundária Henrique Medina. Recolheram resíduos no areal e espaço dunar nas praias de Cepães e Suave Mar e margem direita do estuário do Cávado. Ainda no que se refere à comunidade escolar, encontram-se já agendadas mais duas ações até final do mês de abril, que contarão com a participação da Escola Profissional de Esposende e da Escola Básica de Forjães.

Já no dia 13, sábado, as praias, dunas e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende encheram-se de voluntários que dedicaram algumas horas do seu fim-de-semana ao ambiente, mais concretamente a recolher os resíduos depositados nas margens dos rios e nas praias do concelho.

mar13abril2 1 1024 2500

Para além da Esposende Ambiente e da Câmara Municipal, esta iniciativa contou com a colaboração e participação do Parque Natural do Litoral Norte, União de Freguesias de Belinho e Mar, União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, União de Freguesias de Apúlia e Fão, Associação Rio Neiva, Associação AssoBio, Agrupamento de Escuteiros de Esposende e de Mar, escolas de surf e kitesurf do concelho (Onda Magna, GKS Gokiteschool e Apúlia Surf School), Associação de Trabalhadores do Município (ADCRSME), da Associação Desportiva de Esposende, do Grupo Desportivo de Apúlia, da Associação Amigos de S. Lourenço, da empresa Zouri Shoes, da Juventude Unida de Belinho e de vários voluntários, tanto do concelho como de outras localidades, que quiseram dar o seu contributo para a melhoria da qualidade das praias do concelho.

Através da realização destas ações pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 13 – Ação Climática, ODS14 – Proteger a Vida Marinha, ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Mais notícias e eventos

Concurso de fotografia

Litoral norte · Um olhar natural

Os temas a concurso são: Paisagem e habitats naturais, Fauna (marinha/terrestre) e Flora e funga.