CCDR-N integra a Comissão de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte

A Comissão de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN) reuniu-se no dia 23 de abril na Start Esposende, onde apresentou o seu Plano Anual de Atividades e Orçamento aos membros do conselho estratégico. O plano, aprovado por unanimidade, estabelece estratégias e investimentos para a valorização e preservação da área protegida ao longo do ano de 2024.

A execução do Plano de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte é um marco significativo para a preservação e valorização dessa área protegida. As estratégias e investimentos delineados visam uma gestão eficiente e sustentável do parque, fortalecendo a sensibilização da comunidade local e promovendo uma comunicação eficaz com os diversos atores envolvidos.

Desde a sua constituição em março de 2021, a Comissão de Cogestão tem desempenhado um papel fundamental na gestão de proximidade do Parque Natural do Litoral Norte, com a participação ativa do Município de Esposende e dos representantes das entidades relevantes para o desenvolvimento sustentável e a valorização dos espaços naturais desta Área Protegida.

A Comissão aproveitou o evento para dar as boas-vindas à vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte com a área do Ambiente e da Conservação da Natureza, Dr.ª Célia Ramos, que passa a integrar esta Comissão.

A Comissão de Cogestão assume-se como um órgão diretamente envolvido na definição da estratégia de valorização e desenvolvimento sustentável desta área protegida, implementando medidas concretas para a manutenção da integridade dos ecossistemas e para a promoção da coesão territorial, baseando-se na valorização dos recursos naturais.

Estas ações contribuem para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 – Produção e consumos sustentáveis, ODS 14 – Proteger a Vida Marinha e ao ODS 17 – Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável.

Mais notícias e eventos

Concurso de fotografia

Litoral norte · Um olhar natural

Os temas a concurso são: Paisagem e habitats naturais, Fauna (marinha/terrestre) e Flora e funga.