Comemoração do Dia Europeu dos Parques Naturais – 24 de Maio de 2024

O Dia Europeu dos Parques celebra-se anualmente a 24 de maio, data proclamada em 1999 pela Federação EUROPARC para comemorar a criação dos primeiros Parques Nacionais da Europa, um conjunto de nove parques estabelecidos na Suécia em 1909. Esta celebração visa aproximar as pessoas da natureza, sensibilizando a população para a importância da preservação das belezas naturais nas Áreas Protegidas e promovendo a conservação e gestão sustentável destes espaços.

Este ano, a Federação EUROPARC destaca a essencialidade das Áreas Protegidas no desenvolvimento e implementação de políticas ambientais, reforçando o papel central destes locais na construção de uma sociedade sustentável e resiliente para todos os cidadãos europeus. Os Parques e Áreas Protegidas oferecem inúmeros benefícios que vão além da execução de políticas ambientais globais, nacionais ou regionais. Estes lugares salvaguardam algumas das naturezas mais espetaculares da Europa, fornecendo diariamente recursos vitais como água doce e ar puro, além de oferecerem espaços de relaxamento e promoverem o desenvolvimento regional sustentável.

O Parque Natural do Litoral Norte, que abrange todo o litoral do concelho de Esposende, é um exemplo notável desta missão. Este território costeiro e marinho integra um complexo conjunto de paisagens naturais, seminaturais e humanizadas que sustentam níveis significativos de diversidade biológica, reconhecidos a nível regional, nacional e europeu. Desde a sua constituição em março de 2021, a Comissão de Cogestão tem desempenhado um papel crucial na gestão de proximidade do Parque Natural do Litoral Norte, com a participação ativa do Município de Esposende e de representantes de entidades relevantes para o desenvolvimento sustentável e a valorização dos espaços naturais desta Área Protegida.

Mais notícias e eventos

Concurso de fotografia

Litoral norte · Um olhar natural

Os temas a concurso são: Paisagem e habitats naturais, Fauna (marinha/terrestre) e Flora e funga.