Centro de Educação Ambiental sensibiliza para preservação da biodiversidade

No âmbito da Semana da Biodiversidade, o Centro de Educação Ambiental (CEA) de Esposende assinalou o Dia Mundial da Biodiversidade, que ontem, 22 de maio se comemorou, reforçando a necessidade da conservação da diversidade biológica e destacando a importância do equilíbrio dos diversos ecossistemas existentes ao nível concelhio e os seus principais usos.

Com este propósito, até à próxima sexta-feira, dia 24, o CEA continua a proporcionar à comunidade educativa do concelho um conjunto diversificado de atividades. São esperados cerca de um milhar de alunos de estabelecimentos de educação e ensino concelhios, com propostas para os diferentes ciclos de ensino, nomeadamente um workshop de fotografia, oficinas, teatro e jogos.

Na abertura da Semana da Biodiversidade, no passado domingo, dia 19 de maio, o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, realçou a importância deste evento com vista a despertar consciências para a relevância da biodiversidade e da necessidade da sua preservação. Neste contexto, Paulo Marques deu nota do trabalho que vem sendo desenvolvido neste âmbito pelo Município. Deu nota da substituição dos passadiços de Ofir e Suave Mar como uma intervenção de grande importância para a preservação dos ecossistemas e referiu que a criação do Parque da Cidade possibilitará a fruição do estuário do Cávado e da riqueza da sua biodiversidade. A integração do Município de Esposende na cogestão do Parque Natural Litoral Norte afigura-se também da “maior relevância” no plano da preservação da sustentabilidade desta área protegida, referiu o líder da Esposende Ambiente, realçando, ainda, a importância do Canal Intercetor de Águas Pluviais de Esposende, não só para evitar cheias, mas enquanto cenário propulsor de biodiversidade.

Também o Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, destacou o contributo do Centro de Educação Ambiental para a sensibilização ambiental da população local e para a dinâmica da própria freguesia.

A sessão de abertura ficou marcada pela assinatura do Protocolo de Doação de Material Fotográfico e Videográfico, entre o fotógrafo da natureza Carlos Rio e a Esposende Ambiente, e pela visita às exposições ali patentes, entre as quais a exposição de fotografia “Os nossos vizinhos selvagens”, com trabalhos de Carlos Rio.

Durante o primeiro dia da Semana da Biodiversidade, passaram pelo Centro de Educação Ambiental centenas de pessoas (famílias), participando nas diversas e variadas atividades propostas. O dia terminou com um momento cultural, com a atuação do Grupo de Poesia da Universidade do Minho e a atuação musical de Margarida Anjos e Tomas Machado.

A Semana da Biodiversidade enquadra-se no programa de atividades do CEA e visa o cumprimento das metas dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Todas as informações sobre a Semana da Biodiversidade encontram-se disponíveis no portal www.esposendeambiente.pt e no Blogue do CEA em http://www.esposendeambiente.pt/cea/.

Mais notícias e eventos

Concurso de fotografia

Litoral norte · Um olhar natural

Os temas a concurso são: Paisagem e habitats naturais, Fauna (marinha/terrestre) e Flora e funga.